Igreja do Seminário Maior de São Paulo

Construção: Século XVI e posteriores

Características Gerais | Nota Histórica: O Seminário de Almada foi fundado como seminário do Patriarcado de Lisboa em 1935. A origem da actual edificação remonta no entanto, a 1569, com a fundação do Convento Dominicano de São Paulo de Almada.
Com o terramoto de 1755, o Convento sofre grandes danos, tendo apenas a Igreja sido restaurada quase de imediato. Depois de abandonada pelos Dominicanos, por falta de condições, é vendida, voltando à posse do Patriarcado de Lisboa em 1934.
A Igreja, de uma só nave coberta com uma abóbada de berço, é parcialmente revestida a azulejos azuis e brancos do século XVIII, que representam cenas da história sagrada da Ordem de S. Domingos. O Altar-Mor e os colaterais apresentam retábulos de calha barroca do Século XVIII; no primeiro, com imagens policromas de S. Pedro e S. Paulo, e nos segundos, imagens da Imaculada Conceição e do Calvário.
A Sacristia revestida a azulejos do tipo padrão azuis e amarelos do Séc. XVII é uma das mais bonitas zonas de clausura.


CONCERTO

8 de Outubro de 2011 |19.00 horas

Ópera ao Divino: Exuberância e Misticismo na Música Religiosa em Portugal no pós-Terramoto.

Programa
David Perez (1711-1778)
Responsório In Columba Specie (Biblioteca Pública de Évora)
4 vozes, 2 violinos e baixo contínuo

Luciano Xavier dos Santos (1734-1808)
Lamentações de 5.ª e 6.ª feira Santa (Biblioteca Nacional)
Tenor e baixo contínuo

José Joaquim dos Santos (1747-1801)
2 Responsórios de Sábado Santo
Sicut Ovis (Biblioteca Nacional)
Plange quasi virgo (Biblioteca Nacional)
4 vozes, 2 violetas, violoncelo e baixo contínuo

Anónimo
Responsório Magi veniunt (Biblioteca Pública de Évora)
Soprano, 2 violinos e baixo contínuo 
  
David Perez (1711-1778)
Responsório Hodie in Jordane (Biblioteca Pública de Évora)
4 vozes, 2 violinos e baixo contínuo

Intérpretes
Capela Joanina: Orlanda Velez (soprano) | Maria Luísa Tavares (alto) | João Sebastião (tenor) | José Bruto da Costa (baixo)
Flores de Música: Miriam Macaia, Manuel Costa (violas / violinos) | Hilary Alper (violoncelo) | Marta Vicente (violone)
João Paulo Janeiro: cravo e direcção