Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

Ano de Construção: Século XVII e posteriores

Características Gerais | Nota Histórica: Construída em 1759, foi edificada aproximadamente no antigo local onde existiu o Hospital de S. Lázaro, que incorporava uma Ermida, cedida no séc. XVII pela Misericórdia à irmandade de Santa Luzia.
A Igreja, de estilo pombalino (representado na fachada, janela e porta), é composta por uma só nave, capela-mor e sacristia, com a frontaria a possuir duas torres de sino e dois relógios de sol. No interior, as paredes são revestidas a azulejos (branco e azul) datados de 1758/60.
Anualmente, no dia 1 de Novembro, sai a procissão integrada nas Festas Religiosas de Nossa Senhora do Bom Sucesso (Santa padroeira da Freguesia). Reza a tradição ter sido a responsável pela segurança dos habitantes das vagas vindas do Tejo, aquando do terramoto de 1755.


CONCERTO

29 de Outubro de 2011 | 21H00 Horas

Missa Pro Defunctis

“ […] No princípio foi mais brando o abalo. Mas pouco depois crescendo cada vez mais o tremor, começaram primeiramente a estalar os forros e sobrados, logo a despregarem-se os rebocos, depois a abaterem-se com grande estampido as abóbadas, caindo ou abrindo-se por último as mesmas paredes e torres”. Assim, inicia o Padre António Padre António Pereira de Figueiredo (1725-1797) a sua descrição da catástrofe de 1755, acrescentado: “alguns sete minutos, durou o tremor de terra, o mais formidável, que jamais viram os Portugueses. A este seguiram-se outros quatro, mais pequenos na duração, mas iguais na força […] Ao primeiro tremor de terra se seguiu imediatamente no mar uma extraordinária alteração e crescimento das águas […] e em Lisboa saindo dos seus limites, e entrando pela terra dentro mais de cinco estádios, romperam as ondas algumas pontes, desfizeram muros e arrojaram à praia madeiras de demarcada grandeza”.
Numa evocação ao terramoto de 1755, que ceifou inúmeras vidas e afectou grande parte dos imóveis civis e religiosos da vila de Almada, nada mais apropriado do que uma Missa de finados, como a Missa Pro Defunctis de Duarte Lobo, aqui interpretado pelo Grupo Vocal .
Suzana Silva
Programa
Francisco Martins (1620? - 1680)
Responsórios das Matinas de Sábado Santo
     Sicut Ovis
     Jerusalem Surge
     Plange
     Recessit Pastor
     O Vos Omnes
     Ecce Quomodo
     Astiterunt
     Aestimatus Sum
     Sepulto Domino

Duarte Lobo (c. 1565-1646)
Missa Pro Defunctis a 8 vozes
     Introitus: Requiem aeternam
     Kyrie
     Graduale: Requiem aeternam
     Tractus: Absolve Domine (Canto Gregoriano)
     Offertorium : Domine Jesu Christe
     Sanctus
     Agnus Dei
     Communio: Lux aeterna

Intérpretes
Grupo Vocal Olisipo : Elsa Cortez (soprano) | Mónica Monteiro (soprano) | Lucinda Gerhardt (mezzo-soprano) | Maria de Fátima Nunes (mezzo-soprano) | Diogo Cerdeira (tenor) | João Moreira (tenor) | Armando Possante (baixo) | Hugo Oliveira (baixo)

Direcção Musical: Armando Possante