Biografias

Ana Sofia Sequeira
Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa e o estudo de Guitarra na Academia de Amadores de Música de Lisboa onde trabalhou com António Jorge Gonçalves e, mais tarde com Piñero Nagy, com quem completou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa com alta classificação.
Em 1996, através do Programa Erasmus estudou na Hochschule für Musik und Theather de Hamburgo. Participou em diversas masterclasses com Alberto Ponce, Hopkinson Smith, Benjamin Verdery e David Russell.
Em 1992 foi finalista no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e em 1995 foi galardoada com o 1º Prémio no 4º Festival Internacional de Guitarra de Zarautz, Espanha. Na sequência deste prémio foi convidada a realizar um concerto e masterclass no 6º Festival Internacional de Guitarra de Zarautz.
Em 2000 colaborou com a Companhia de Teatro da Cornucópia de Luís Miguel Cintra, na peça “As Bodas de Fígaro” com música original de João Madureira.
Realizou várias gravações a solo e integrada em grupos de câmara para a RDP, RTP e além de Portugal, também já se apresentou em concerto em Espanha, Luxemburgo e Alemanha.
Pertence, em parceria, à direcção artística do projecto “Cantar Juntos” da Associação A PAR.

Flávia Almeida Castro
Diplomou-se em cravo na Escola Superior de Artes de Utrecht, Holanda, sob a orientação do professor Siebe Henstra e na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação da professora Cremilde Rosado Fernandes.
Trabalhou com a Capela Real, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Nacional do Tejo, Orquestra Divino Sospiro e com o FIMEnsemble onde teve oportunidade de trabalhar sob a direcção de Gilles Apap, François Leleux, Wieland Kuijken, Jean-Marc Burfin, Álvaro Caçuto, Terry Fischer, Pedro Neves, entre outros.
Foi bolseira do Centro Nacional de Cultura.
É membro fundador dos agrupamentos Concerto Campestre, Lánche Lyrique e Duo Plectrum com quem realiza concertos regularmente, tendo-se apresentado também como solista no primeiro festival de cravo de Óbidos em 2003 com repertório do barroco francês, na Festa da Música 2006, no Festival dos Açores, no Festival “Terras Sem Sombra” do Baixo Alentejo em 2009 e no 35º Festival de Espinho com o 5º Concerto Brandeburguês de J. S. Bach.
É professora de cravo na Academia de Música de Santa Cecília e no Instituto Gregoriano de Lisboa. Actualmente estuda órgão na ESML com João Vaz.

Filipa Lancastre
Filipa Lancastre começou a estudar música aos 3 anos na Juventude Musical Portuguesa. Em 1995 foi para a Academia Metropolitana de Lisboa onde estudou formação musical, violino e clarinete. Em 2001 ingressou no Instituto Gregoriano de Lisboa onde tem, até hoje, continuado os seus estudos musicais.
Actualmente é aluna de canto do Professor Armando Possante. Recebeu da APEM um certificado do Curso “Os princípios Willems na Educação Musical”, em 2009.
Joana Amorim
Joana Amorim obteve a sua licenciatura em traverso, em Haia, Holanda, com Barthold Kuijken, em 2000. Concluiu Mestrado em Música Antiga na Universidade de Aveiro, oferecendo uma nova reconstrução para a Sonata BWV 1032, orientada por Marc Hantaï.
Participa como flautista em diversos projectos de orquestra e de música de câmara, tendo trabalhado com maestros de renome tais como Harry Christophers, Maasaki Suzuki, entre outros. Toca regularmente com ensembles de música antiga em todo o país, incluindo o Divino Sospiro e o Ludovice Ensemble.

Júlio Guerreiro
Licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa com Piñero Nagy e Pósgraduado em Barcelona na Escuela Luthier de Artes Musicales, com Ricardo Gallén.
Tocou sob a direcção de vários Maestros, tendo sido solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmónica das Beiras e integrou em várias ocasiões a OrchestrUtopica, Remix Ensemble e a Orquestra do Teatro Mariinsky de S. Petersburgo.
Actuou a solo e em formações de câmara em vários países europeus e foi premiado em várias Competições Internacionais de Guitarra.
É professor de guitarra no Conservatório Nacional de Música em Lisboa.

Marco Santos
É licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, sob a tutela de Carlos Voss. Frequentou ainda a escola do Hot Clube Portugal onde aprofundou os seus conhecimentos em bateria de Jazz.
Participou em diversas masterclasses e seminários de percussão e bateria, com os músicos: Cyro Baptista, Michel Lauren, Akira Jimbo, Greg Bissonette, Jorge Rossy, Guillermo McGill, Montez Colleman, Momoko Kamiya, Airto Moreira, Branford Marsalis, Steve Coleman entre outros.
Tem integrado, como reforço, as principais orquestras nacionais. Tem participado ainda, nos mais variados eventos das artes do espectáculo, tais como: o Festival Internacional de Danças em Paisagens Urbanas, o Festival “Músicas Do Mundo”, o Festival “Tons De Festa”, o Festival “Momentos de Cabo Verde”, o Festival de Jazz de Minde, no Meridien Jazz Festival (França), na "Opera dos três vintens" encenada por José Walenstein, no filme "Maria e as outras" de José Sá Caetano, e nos espectáculo o "Grito do peixe", “Não existem mais paragens”e “Bolinhas de Sabão”, de Clara Andermatt , Clara Pinto Correia e Rui Lopes Graça, respectivamente, e nas encenações de a  “Medeia” e “Tragédia de Júlio César”, por Fernanda Lapa e Luís Miguel Cintra, respectivamente.
Frequenta, desde Novembro de 2007, o Royal Conservatoire de  Den Haag (Holanda) no programa de Licenciatura de bateria de Jazz com Eric Ineke, Stefan Kruger e Joost Patocka.

Nelson Ferreira
Nelson Ferreira iniciou os seus estudos musicais com o Prof. Luís Sá Pessoa e licenciou-se em violoncelo na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a tutela do Prof. Paulo Gaio Lima. Prosseguiu os seus estudos no Trinity College of Music, com a Prof. Natália Pavlutskaya em Londres.
Foi vencedor em vários concursos internacionais e apresenta-se regularmente como solista e em grupos de câmara em países como Espanha, França, Inglaterra, Grécia, Itália, Croácia, Holanda, Moçambique, Singapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Macau e Japão.
Actualmente colabora com o Sond’ar-te Electric Ensemble e lecciona violoncelo no Instituto Gregoriano de Lisboa e na Academia de Amadores de Música.

Rute Prates
Iniciou os seus estudos musicais aos nove anos na Academia dos Amadores de Música tendo vindo a completar o curso complementar de Piano e Formação Musical no Instituto Gregoriano de Lisboa. Em 1996 licenciou-se em Pedagogia da Formação Musical pela Escola Superior de Música de Lisboa e desde então exerce funções de docente no Instituto Gregoriano de Lisboa. Tem participado em diversos cursos de Direcção Coral, nomeadamente o “Vocalizze” onde, desde 2006, é participante activa e nos últimos dois anos, maestrina assistente. Neste contexto trabalhou com os maestros Paulo Lourenço, Eugene Rogers, Cara Tasher, Stephen Coker, e Vincent Oakes e Paul Caldwell. Em 2008 fundou o Coro Infantil de Santo António de Campolide com o qual se tem vindo a apresentar em diversas concertos entre os quais a oficina /concerto “Cantar Juntos”nos “Dias da Música”no CCB.
Em Setembro de 2010 criou o Coro do Externato do Parque com crianças dos 6 aos 10 anos de idade.
Dirige, em parceria com Teresa Lancastre, o Coro dos Pequenos Cantores do Instituto Gregoriano de Lisboa.
Pertence, em parceria, à direcção artística do projecto “Cantar Juntos” da Associação A PAR.


Flores de Mvsica & Capella Joanina
Agrupamentos de Música Antiga
Dir. João Paulo Janeiro
www.musicaantiga-ac.org

Agrupamentos fundados com o propósito estrito de explorar e divulgar a música executada em Portugal nos séculos dezasseis a dezoito.
Têm-se apresentado em conjunto e separadamente, quer em concerto, quer em gravações em Portugal e em Espanha, em programas apoiados pelo Ministério da Cultura, pelo Centro Cultural de Belém, pela Fundação Gulbenkian. Apresentou-se em diversos festivais de música antiga da Península Ibérica, em capitais europeias da cultura e Temporada de São Roque, bem como em diferentes de ciclos de concertos.
O agrupamento Flores de Música fez a sua primeira apresentação na estrutura actual em 1991. A Capela Joanina estreou-se na comemoração da passagem dos duzentos e cinquenta anos sobre a data do terramoto de 1755, no Centro Cultural de Belém, onde executou a peça Matuttino de morti de David Perez.
Alguns dos projectos a concretizar por ambos os grupos em 2012, será o registo em CD de diversas obras de Francisco António de Almeida, de onde se destaca o Te Deum.

João Paulo Janeiro
Intérprete de instrumentos de tecla históricos. Divide a sua actividade entre a investigação, os concertos, as gravações e a docência. Completou os estudos em Órgão, Musicologia Histórica, Cravo e Clavicórdio. Prepara o doutoramento sobre o baixo contínuo em Portugal no século XVII. Estudou em diversos cursos com Simões da Hora, Ketil Haugsand, Ton Koopman e Bob van Asperen. Fundou os agrupamentos Flores de Mvsica e Capela Joanina e é responsável artístico pelos festivais Temporada de Música Antiga ‘Conde de Oeiras’ e ‘Ciclo de Teclas ao Fim da Tarde’. Apresentou-se em diversos festivais e orientou várias masterclasses e conferências dedicadas à música Portuguesa do período Barroco e ao baixo contínuo, na Península Ibérica e em Itália. Gravou vários CDs, integrado em agrupamentos e a solo.

Ana Mafalda Castro
Com uma intensa actividade artística, a cravista Ana Mafalda Castro afirma-se como solista, acompanhadora e na direcção e criação de vários grupos que se dedicam á Música Antiga. Toca regularmente nos Festivais mais importantes do País, tanto a solo como música de câmara tendo, entre outros, tocado com Anner Bylsma, Ketil Haugsand e Andrew Manze.
Ana Mafalda Castro, é professora e coordenadora do Curso de Música Antiga na ESMAE, professora na Escola Superior de Música de Lisboa e na Academia de Música Antiga de Lisboa onde também faz parte da Direcção.
Nasceu no Porto onde completou os seus estudos de piano com Fernanda Wandschneider. Entre 1983 e 1990, estudou cravo na Holanda com Glen Wilson, Jacques Ogg, Bob van Asperen e Annelie de Man. 
Na sua rica carreira artística destaca-se a participação na homenagem em Estocolmo a José Saramago quando da entrega do prémio Nobel, nas Folles Journées de Nantes e de Bilbao e no Festival San Luis Potosi no México.
Dedica-se também ao reportório contemporâneo, nomeadamente na estreia da obra “Il ritorno” composta para si por António Pinho Vargas.
Tendo recebido calorosas críticas, Ana Mafalda Castro gravou vários CDs para EMI-Classics, Numérica e Portugaler. 

Magna Ferreira
É Licenciada em Canto pela ESMAE, Mestre em Educação Musical, pela Universidade do Minho e Mestre em “Advanced Vocal Ensemble Studies” pela Schola Cantorum Basiliensis. Actualmente é Doutoranda em Estudos Musicais na Universidade de Coimbra.
Tem cantado com diversas formações, entre as quais ”Udite Amanti”, “A Imagem da Melancolia”, “Mi contra Fa”, ”Remix Ensemble”, “Remix Orquestra”, Orquestra “Artave”, Orquestra “Sine Nomine”, Orquestra do Norte, Orquestra do Minho, Orquestra Académica da Universidade do Minho e Orquestra Clássica de Espinho. Estreou diversas obras como solista e como directora coral.
Gravou os Cds “Despiques”, dirigindo o Coro de Câmara de São João da Madeira, para a editora “Public-Art” e “Consort Português Mal Temperado”, com o grupo “A Imagem da Melancolia”, para a editora “Challenge Classics”. Gravou ainda para a Antena 2 e para a Deutsche Radio.
Colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música e, actualmente, com a área da Comunidade da Fundação Guimarães Capital da Cultura 2012.
Enquanto preparadora vocal colaborou com o Teatro Bruto, Teatro de Marionetas do Porto, Visões Úteis e Teatro Nacional de São João. Compôs as canções para a peça “Boca” da companhia Teatro Bruto. Recentemente encenou o espectáculo “entreLinhos” para a área de Comunidade da Fundação Guimarães Capital da Cultura 2012.
Actualmente é professora no Conservatório de Música do Porto e na ESMAE.

La Folia
O grupo de música barroca "La Folia" fundado em Madrid em 1977, com o objectivo de interpretar repertório composto entre os séculos XVI e XVIII, em instrumentos de época, tem vindo realizando um trabalho intensivo na recuperação e difusão do repertório barroco.
Com diferentes formações instrumentais, tendo em conta o repertório, tem-se apresentado em salas de concerto e festivais de importância reconhecida, em países como, Espanha, Portugal, França, Itália, Áustria, Alemanha, Holanda, Inglaterra, Turquia, EUA, México, Brasil, China, e em muitos outros países do Oriente, Extremo Oriente e América do Sul e Central.
O grupo colabora frequentemente com compositores contemporâneos, na criação e divulgação de um novo repertório para instrumento históricos, protagonizando estreias de obras compostas por compositores como D. Porto, R. Llorca, J. Charles J. Pistolesi, T. Garrido, A. Maral, J. Medina, P. Sotuyo, A Núñez, Z. De la Cruz, J. M. Ruiz, D. Arismendi, A. Rugeles, entre outros, em importantes festivais internacionais (Granada, Alicante, Madrid, Lisboa, Paris, Roma, Acapulco, Istambul...).
O "La Folia" efectuou inúmeras gravações para rádio, cinema e televisão, contanto já com uma extensa obra discográfica publicada, das quais se destacam, os CDs Madrid Barroco, Música instrumental del tiempo de Velázquez, La imitación de la naturaleza, Los viajes de Gulliver y otras visiones extremas del Barroco, Música en la corte de Felipe V, “Corona aurea” (Relaciones musicales entre España y Polonia”), La Nao de China (Música de la ruta española a Extremo Oriente), e o duplo CD Música de la Guerra de Sucesión Española y La Leyenda de Baltasar el Castrado, banda sonora galardoada na Mostra de Cinema de Valencia, em 1995 (para mais informações consulte www.lafolia.es).

Celia Alcedo
Iniciou os seus estudos em canto e piano, em Santurce (Biscaya). Posteriormente, em Madrid, obteve o Prémio Especial de Final de Curso no Conservatório Provincial de Guadalajara e o Curso Superior de Canto no Conservatório Real de Música, com os professores A. Chamorro e M. del Pozo.
Aprofundou os seus conhecimentos musicais em cursos e masterclasses com I. Penagos, A. Higueras, V. de los Ángeles, T.Berganza, E. Viana, M. Zanetti, F. Lavilla, M. Burgueras y X. Parés, com W. Rieger, e E. Ferrari.
Obteve o primeiro prémio da “Juventudes Musicales de Barcelona” nos Curso de Lied para duos, realizados em Julho de 2001, pelo professor W. Rieger, em Altea, Alicante. Em 2001, obteve ainda o segundo prémio do “Concurso Internacional Joaquim Rodrigo”, assim como os prémios para o melhor intérprete e melhor participante de nacionalidade espanhola.
Tem-se apresentado em inúmeros oratórios, óperas e zarzuelas nos mais diferentes teatros e festivais nacionais e internacionais, tais como na Sociedade Filarmónica Bilbao, no Teatro Real, no Auditório Nacional de Madrid, no Auditório de Zaragoza, no Teatro Romano de Mérida, no Festival de Teatro Clássico Almagro, no Festival de Outono em Madrid, no Ludwigsburger Schlossfestspiele da Alemanha, no Festival Música em Abu-Gosh (Israel), entre outros.
O seu interesse pela música barroca levou-a a cantar com o “La Folia”, a Capilla Real de Madrid e com Grupo Vocal Sebastian Durón o Zarabanda. Tem estreado inúmeras obras de compositores contemporâneos espanhóis, das quais se destaca a ópera “ A Viagem de Simorg”, de J. M. Sánchez-Verdú, em Maio de 2007, no Teatro Real de Madrid.
Tem cantado sob a tutela dos mais prestigiados maestros, como J.M.Franco Gil, O. Calleya, T. Gagliardo, L. Izquierdo, M. Ortega, A. Cobo, O. Gershensohn, J. R. Encinar, J. Casas, J. L. Temes, D. Fanal, S. Mas, A. Sunshine, J. M. Alonso, J. López Cobos e I. Yepes.

Pedro Bonet
Membro fundador e director do grupo de música barroca "La Folia", é professor de flauta de bisel no Conservatório Real de Música Madrid, no Departamento de Música Antiga onde também ensina Teoria da Interpretação, Improvisação na Música Antiga e Conjunto Barroco. Foi também professor nos Conservatórios Pdre António Soler, no El Escorial, no Superior de Salamanca e no Profissional de Madrid. Tem sido convidado para ministrar palestras e cursos em várias Universidades e Centros Especializados de Espanha, Portugal, França, Áustria, Nicarágua, Guatemala, México, Venezuela, Bolívia, Filipinas e Brasil.
Estudou flauta de bisel com R. Escalas, e em 1978, graduou-se com o Prémio de Honra do RCSMM, aperfeiçoou s seus estudos com K. Boeke e W. van Hauwe, no Sweelinck Conservatorium de Amesterdam (Holanda) como bolseiro da Fundação Juan March e dos Ministérios dos Assuntos Exteriores de Espanha e da Holanda.
Como solista, trabalhou intensivamente na disseminação de repertório barroco em instrumentos de época, realizando gravações e concertos em Espanha e em mais de trinta países, actuando como solista com orquestra (Camerata de Madrid, da Camerata do Prado, Orquestra de Madrid, Orquestra Barroca do Porto, Orquestra da Rádio Televisão Espanhola, Orquestra do Gran Teatro del Liceu, I Solisti Aquilani...), e a solo e em música de Câmara com o"La Folia", do qua l é membro fundador. Inspirou inúmeros compositores modernos a comporem para flauta de bisel, tendo executado inúmeras estreias de obras para compostas este instrumento.

Grupo Vocal Olisipo
Fundado em 1988, tendo sido desde então dirigido por Armando Possante.
Centrando-se inicialmente no período renascentista, com particular destaque para os compositores ibéricos, o grupo alargou o seu repertório para incluir a era Medieval, o Barroco, Classicismo e Romantismo. No campo da música contemporânea tem colaborado frequentemente com compositores que já dedicaram obras ao grupo, nomeadamente Bob Chilcott (Irish Blessing), Ivan Moody (The Meeting in the Garden, The Prophecy of Symeon), Christopher Bochmann (Maria Matos Medley, Morning e a ópera Corpo e Alma), Eurico Carrapatoso (Magnificat em Talha Dourada, Horto Sereníssimo, Stabat Mater), Vasco Mendonça (Era um Redondo Vocábulo), Luís Tinoco (Os Viajantes da Noite) e Manuel Pedro Ferreira (Delirium), entre outros. Conquistou já diversos prémios em concursos, nomeadamente uma menção honrosa no Concurso da Juventude Musical Portuguesa e o Primeiro Prémio nos concursos International May Choir Competition em Varna, Bulgária, Tampere Choir Festival na Finlândia, 36º Concorso Internazionale C.A.Seghizzi em Gorizia, Itália e 5º Concorso Internazionale di Riva del Garda em Itália. Gravou o Officium Defunctorum de Estêvão de Brito e as Matinas de Natal de Estêvão Lopes Morago para a editora Movieplay, Cantatas Maçónicas de Mozart para a EMI, e, para a Diálogos, Tenebrae com música de Francisco Martins e Manuel Cardoso e o Magnificat de Eurico Carrapatoso.